quarta-feira, 4 de abril de 2012

PARA TODOS - Movimento Político das Pessoas Com Deficiência

A Sala de Recursos do IPA, marcou presença na exposição PARA TODOS - Movimento Político das Pessoas Com Deficiência. Mateus Pereira dos Santos, que compõem a equipe da Sala de recursos do IPA e também é deficiente visual, vivenciou a proposta de apresentar para o público a história, de maneira acessível, inclusiva. Não apenas no seu conteúdo, mas na sua forma, que deve ser pautada pela interatividade para que a comunicação proposta seja ampla e democrática, permitindo que o visitante, seja qual for sua condição social, física ou intelectual interaja dentro deste espaço. Exposição esta, que foi inaugurada, no dia 09/03, na Usina do Gasômetro.
A abertura contou com a presença da ministra, Maria do Rosário, outras autoridades e representantes de entidades representativas do movimento das pessoas com deficiência. A mostra é promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), com o apoio da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul).
Além de apresentar registros históricos, gráficos e iconográficos, tem como objetivo garantir a acessibilidade, considerando este um conceito que tem por premissa, não apenas permitir a participação ativa de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, bem como apresentar, com total acessibilidade, a história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência ao longo dos anos. De forma lúdica e educativa, pretende-se mostrar como este segmento se organizou e saiu do anonimato, conquistando espaços e direitos . Curiosidades, ideias e avanços foram o fio condutor desta ação.
A base da exposição – painéis/objetos/ expostos em suporte acrílico foram projetada considerando a itinerância da mesma. Foi desenvolvida uma proposta arquitetônica específica que levou em consideração a necessidade de expor o conteúdo para pessoas com ou sem necessidades específicas (Pessoas com deficiência visual, física e mobilidade reduzida, surdas e com deficiência auditiva) e conta com guias capacitados para atender os diferentes públicos esperados. A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topim. A mostra fica em Porto Alegre até o dia 8 de abril.
Fonte: ACOM Faders

Nenhum comentário:

Postar um comentário