terça-feira, 30 de novembro de 2010

II Congresso Brasileira de Pesquisa em Tradução e Interpretação em LSB

Melaine Metzger

Comunicação da intérprete do IPA - Ângela Russo

Christopher Stone - Londres


Christopher Stone, Ricardo Sander e Ângela Russo



Caros seguidores do blog da Sala de Recursos do IPA.

É com muito prazer que trazemos notícias da realização do II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Tradução e Interpretação em Florianópolis realizado na semana passada.

Foi um Congresso bastante enriquecedor para todos os intérpretes de Libras de nosso país pois oportunizou o compartilhar as pesquisas realizadas em vários estados da nação. No evento estavam representados 23 estados, com destaque para o RS que teve uma caravana significativa.

Dentre as comunicações apresentadas no evento, destacamos a da nossa colega da Sala de Recursos, a intérprete Angela Russo, que apresentou os resultados de sua pesquisa de mestrado intitulada Intéprete de Língua de Sinais: uma posição discursiva em construção.

Além das comunicações, o evento proporcionou aos participantes, palestras com renomados intérpretes de língua de sinais internacionais. Da Inglaterra, o intérprete Christopher Stone, que em 2006, atuou com a nossa colega Angela Russo na equipe de intérpretes do Theoretical Issues in Sign Language Reseach em Florianópolis. Dos EUA, Melaine Metzger, Earl Freetwood e Steven Collins, todos da Gallaudet University.

Enfim, temos a dizer que foi um grande marco na formação dos intérprete de nosso pais. O próximo será daqui a 3 anos...
Preparem-se e Aproveitem a postagem

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sala de Recursos na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre


O Centro Universitário Metodista, do IPA, teve presença marcante na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Além dos lançamentos de livros de diversos(as) professores(as) e da Editora Metodista, a Sala de Recursos foi responsável pela organização do Seminário da área da Surdez, atividade que acontece todos os anos durante o evento. O convite para participação na Feira partiu da Câmara Riograndense do Livro. A Sala de Recursos, em parceria com a Associação Gaúcha de Intérpretes de Língua de Sinais (Agils), organizou a atividade intitulada “Contações de História em Libras em perspectiva: contadores e intérpretes”. Durante a ação os(as) ministrantes de palestras foram o professor do IPA Augusto Schallenberger, as intérpretes de libras do Centro Universitário, Angela Russo e Janaina dos Santos, a aluna de Pedagogia, Carolina Miri, e o professor Fabiano Souto (UCPEL). Todas as ações foram acompanhadas por monitores(as) do curso de Letras Libras polo UFRGS. Ângela Russo entende que a participação do IPA foi muito proveitosa para a instituição e para os(as) docentes. “Foi um sucesso. Com momentos de reflexão teórica e vivências práticas sobre a contação de história em Libras o evento transcorreu muito bem. Agora torcemos para que no próximo ano possamos mais uma vez colaborar com a realização do Seminário”, comenta.